A Polícia Federal realizou na manhã desta terça-feira (24) uma operação contra um grupo que fraudava perícias médicas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com a Polícia Federal, o prejuízo é estimado em 60 milhões de reais.
Estão estão sendo cumpridos 12 mandados de prisão, sete sete temporárias, cinco preventivas, além de 16 mandados de busca e apreensão com o bloqueio patrimonial de diversas pessoas, somando total de 25 milhões de reais de integrantes do esquema criminoso.
Dos mandados de prisão, sete foram expedidos para São Paulo, um mandado de prisão temporária em Mairiporã e dois mandados de prisão preventiva em Cajamar. Outro mandado de busca e apreensão foi cumprido em Bauru. Os nomes ainda não foram divulgados.
As investigações tiveram início em novembro de 2017 e até o momento apurou-se um prejuízo de mais de 6 milhões de reais apenas nos auxílios-doença. Como há indícios de que o grupo agia há mais de dez anos, estima-se que os prejuízos superem os 60 milhões de reais.
As fraudes consistiam em requerer auxílios-doença para pessoas, algumas que sequer figuravam como segurados do INSS, com o uso de documentos falsos e diversos artifícios. A organização valia-se de dublês, ou seja, cidadão se passava pelo requerente durante a perícia médica, ocasião em que fingiam doenças mentais, tinham membros engessados, bem como usavam falsos relatórios médicos.