Alguns alunos da FATEC de Santana de Parnaíba e da ETEC Bartolomeu, denunciaram um professor por assédio moral contra estudantes e até mesmo contra outros professores que trabalham nas unidades.
Segundo apurou o Destaque Regional com alguns estudantes, o professor teria comportamento abusivo e intimidador, fazendo uso de linguagem inapropriada, piadas de cunho sexual, favorecimento e perseguição; entre outras denúncias de atividades internas, que inclue até mesmo, uma suposta manipulação da eleição da coordenação, com intimidações a seus opositores.
Até mesmo a direção da FATEC foi acusada por alguns alunos de omissão, diante das denúncias.
“Ele grita com outros professores, faz humilhações públicas, tentativas de manipulação de votos na eleição da coordenação e intimidação a alunas e estagiários” – disse uma aluna que tem medo de se identificar e sofrer represálias.
O documento, enviado ao Destaque Regional e também para autoridades municipais de Santana de Parnaíba, conclui com um apelo urgente por investigação séria e imparcial, proteção contra represálias e restauração de um ambiente saudável de ensino.
O Destaque Regional procurou o Centro Paula Souza, que enviou uma nota:
NOTA DO CENTRO PAULA SOUZA
O Centro Paula Souza (CPS) lamenta o ocorrido e reforça que não compactua com nenhuma forma de discriminação, desrespeito ou assédio. A instituição abriu procedimento de apuração preliminar sobre os casos relatados. Caso seja comprovado o assédio, serão tomadas as providências cabíveis.
Por meio da Comissão Permanente de Orientação e Prevenção contra o Assédio Moral e Sexual (Copams), o CPS promove diversas ações, como capacitação de docentes, palestras e divulgação de informações visando a orientação e prevenção de atitudes contrárias aos direitos civis.
Por fim, o CPS informa que há canais para denúncias e agressões que podem ser comunicadas por alunos, professores e toda comunidade acadêmica pelos canais oficiais do CPS: [email protected]r e [email protected].