O Crime de lesão corporal dolosa (quando há intenção de ferir) aumentou 57% no mês de março em comparação com fevereiro deste ano. Os dados são da Secretaria de Segurança Publica do Estado.
Segundo os dados, foram 22 casos em Cajamar no mês de março, contra 14 em fevereiro. Ainda não foram divulgados os dados do mês de abril.
O aumento de casos no mês de março pode ter relação com a quarentena, que teve início no mesmo mês.
Em relatório divulgado no Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) informa que o total de socorros prestados no Estado de São Paulo passou de 6.775 para 9.817, na comparação entre março de 2019 e março de 2020. A quantidade de feminicídios também subiu no estado, de 13 para 19 casos (46,2%).
A Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) já havia feito um apelo para que as autoridades governamentais planejassem ações específicas para mulheres durante a pandemia, levando em conta os riscos que sofrem, como a violência doméstica. O organismo ressaltou que, nessa fase, as mulheres não somente enfrentam entraves quanto ao acesso a serviços essenciais ou ordens de proteção, mas que “o impacto econômico da pandemia pode criar barreiras adicionais para deixar um parceiro violento”.
Outros crimes em Cajamar
Ainda segundo os dados, houve em Cajamar no mês de março, duas tentativas de homicídio, um homicídio culposo por acidente de trânsito, 12 lesões corporal dolosa por acidente de trânsito, três estupros, nove roubos (queda de 43% em comparação com fevereiro), roubo de veículos um, furtos 18, furto de veículos três.